Dani Alves, Felipe Anderson, Lucas Paquetá e Vinicius Júnior: Tite abre o jogo sobre convocação da Seleção

O técnico Tite anunciou nesta quinta-feira a convocação da Seleção Brasileira, para os amistosos contra Panamá e República Tcheca, em março. As duas partidas servem como preparação para a Copa América. As grandes novidades da lista foram os meias Felipe Anderson, do West Ham United, Lucas Paquetá, do Milan, e Vinicius Júnior, do Real Madrid, convocado pela primeira vez.

Além de Neymar, do PSG, que se recupera de lesão, o treinador abriu mão da experiência de Marcelo, do Real Madrid. O lateral não atravessa um bom momento no clube. Ele, inclusive, foi eleito o símbolo do fracasso da equipe no Campeonato Espanhol. Com 48 pontos, o time merengue é o terceiro colocado, nove atrás do rival Barcelona.

A lista de Tite tem 12 remanescentes da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. São eles: Alisson, Ederson, Marquinhos, Miranda, Daniel Alves, Danilo, Filipe Luis, Casemiro, Philippe Coutinho, Roberto Firmino e Gabriel Jesus.

Confira os principais trechos da entrevista coletiva:

Daniel Alves

“Eu quero tê-lo próximo, ele disputou 13 dos últimos 14 jogos do PSG. Há um aspecto técnico-tático. Ele vem jogando como ala, por vezes como externo. Nós conversamos com ele e quero vê-lo na função de lateral. Agora ele estará mais próximo para termos essa real avaliação do momento, não de sua qualidade. Ele é um líder muito importante, tem capacidade de liderança de expressão anímica, de comportamento, de falar muito forte.”

Felipe Anderson

“É meia-atacante, um jogador que vem jogar de fora para dentro, numa função central, com naturalidade. Ele empresta essas características ao sistema e tem oito gols na Premier League.”

Lucas Paquetá

“Foi utilizado como um articulador com o Barbieri e com o Dorival Junior, afora uma situação inicial de centroavante, eventual. Ou tendo Arão e ele mais solto, com o Dorival, ou com Barbieri para ter dois articuladores que alternavam saída quando jogava com Diego. Ele joga muito nas duas.”

Vinicius Junior

“Se nós retrocedêssemos à última convocação, ele não estaria. Mas a ascensão, a confirmação, a afirmação, numa equipe com exigência técnica e emocional muito alta, o credenciaram. Ele tem 26 jogos, isso é considerável. É uma análise de quantidade e qualidade. Eu quero, apesar do pouco tempo, também proporcionar evolução e afirmação a ele. Muita calma para não criar expectativa em demasia e depois frustrar. Não acredito em pular etapas, mas acredito que alguns atletas têm condição de apressar etapas de maturidade. Ele precisa de alguns aspectos mais, mas vamos participá-lo, senti-lo, sentir o vestiário, o peso de vestir uma camisa amarela. Ele é agudo, vertical, externo, aberto, jogador de flanco, de finta, do lance pessoal, de um contra um, de atacar espaço.”

CONFIRA A LISTA COMPLETA DOS CONVOCADOS DA SELEÇÃO BRASILEIRA:

Goleiros: Alisson (Liverpool-ING), Éderson (Manchester City-ING) e Weverton (Palmeiras)

Laterais: Daniel Alves (PSG-FRA), Danilo (Manchester City-ING), Filipe Luís (Atlético de Madrid-ESP) e Alex Sandro (Juventus-ITA)

Zagueiros: Miranda (Internazionale-ITA), Thiago Silva (PSG-FRA), Marquinhos (PSG-FRA) e Éder Militão (Porto-POR)

Volantes: Casemiro (Real Madrid-ESP), Arthur (Barcelona-ESP), Fabinho (Liverpool-ING) e Allan (Napoli-ITA)

Meio-campistas: Philippe Coutinho (Barcelona-ESP), Felipe Anderson (West Ham United-ING), Lucas Paquetá (Milan-ITA) e Éverton (Grêmio)

Atacante: Roberto Firmino (Liverpool-ING), Gabriel Jesus (Manchester City-ING), Richarlison (Everton-ING) e Vinícius Júnior (Real Madrid-ESP)

Deixe uma resposta