Flamengo estreia na Copa do Brasil Sub-20 em março

Paulo Chagas

, Flamengo

Após a tragédia no Ninho do Urubu, as categorias de base do Flamengo tentam seguir em frente. Afinal, daqui há um mês, o Sub-20 já estreia na Copa do Brasil da categoria. No próximo dia 13, o Mais Querido estreia na competição contra o Ceilândia-DF. O jogo será realizado no Rio de Janeiro.

Assim como na Copa do Brasil profissional, a primeira fase do torneio Sub-20 é decidida em jogo único. Mas, diferentemente da versão dos adultos, em caso de empate, o classificação será resolvida nos pênaltis. Caso o Flamengo elimine o Ceilândia, a equipe enfrenta o vencedor de Horizonte-CE e Real Ariquemes-RO. O Mais Querido caiu na chave de outros gigantes do futebol brasileiro: Internacional, Corinthians e Cruzeiro também podem se cruzar antes da decisão.

Campeão Estadual de 2018, o Flamengo é um dos representantes cariocas na competição. O Mais Querido volta à Copa do Brasil Sub-20, após dois anos. Em 2018, o Rubro-Negro não se garantiu na competição por não ter sido finalista do estadual no ano anterior. Na última participação do Mais Querido na competição, a equipe fez bom campanha. Afinal, chegou até a decisão contra o Atlético-MG. Entretanto, acabou perdendo nos pênaltis para o Galo.

Atual campeão está fora

São Paulo em ação pela Copa do Brasil Sub-20 de 2018

Campeão da Copa do Brasil Sub-20 de 2018, São Paulo não se classificou para a edição deste ano (Foto: Miguel Schincariol | São Paulo)

O Flamengo não é o único carioca na competição. Afinal, o Vasco, vice-campeão estadual também garantiu vaga na Copa do Brasil Sub-20. A competição conta com a participação dos campeões estaduais da categoria dos 26 estados mais o Distrito Federal. Além disso, os vice-campeões dos cinco estados melhores ranqueados na CBF também ganham vaga.

Assim, Rio, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo têm dois representantes na Copa do Brasil Sub-20. Com isso, além do Vasco, o América-MG, Grêmio, Chapecoense e Corinthians se garantiram na competição. Por conta deste regulamento, o São Paulo, atual campeão da Copa do Brasil, ficou de fora, por não ter sido finalista do estadual.

Quem são os culpados pela tragédia no CT do Flamengo?