Zé Ricardo, sobre classificação: “Foi merecida porque não sofremos gols nas duas partidas”

Nem o botafoguense mais otimista esperava um 3 a 0 sobre o vice-líder do Campeonato Argentino e invicto na competição. Mas foi este o placar conquistado pelo Botafogo na noite desta quarta-feira, na Argentina. Sabendo aproveitar os contra-ataques, a equipe carioca anotou todos os tentos na etapa final da partida. Erik marcou duas vezes, uma delas de pênalti, e Alex Santana fechou o marcador. Em entrevista coletiva, Zé Ricardo afirmou que a classificação para a segunda fase da Copa Sul-Americana foi merecida e destacou o fato do time não ter sofrido gol tanto na ida quanto na volta.

“Penso que o 3 a 0 foi um placar um pouco elástico, mas a classificação foi merecida porque não sofremos gols nas duas partidas. Futebol se ganha de algumas maneiras, se defender bem é uma dessas maneiras”, declarou, completando com uma análise do jogo.

“Foi uma partida difícil. Enfrentamos uma grande equipe, muito bem coordenada em campo, com jogadores hábeis, com bom manejo da bola. Não à toa disputa a liderança com o Racing. Nos envolveu no primeiro tempo, muito mais mérito do Defensa, principalmente pelo nosso lado direito. Acabou confundindo a marcação, com Erik e Luiz Fernando. Sofremos muito no primeiro tempo. Até digo que por sorte não saímos derrotados no intervalo. No segundo tempo, acertamos posicionamento, paramos de sofrer no lado direito da defesa, o que nos deu mais conforto com a bola. A gente não conseguia ficar com bola.”

Estratégia

Zé Ricardo explicou a estratégia utilizada na partida desta noite. O treinador pontuou que com o primeiro gol do Glorioso, os espaços foram aparecendo naturalmente.

“Nós sabemos que a equipe adversária é forte com a bola. Fizemos uma estratégia com um bloco mais baixo, pressionaram no nosso campo, para ganharmos espaço no costado da defesa. Defensa é muito bem trabalhada, muito bem ordenada. No segundo tempo, conseguimos equilibrar um pouco a bola. O primeiro gol colocou a equipe do Defensa no ataque, naturalmente os espaços apareceram. Trabalhamos bem nessa estratégia”, concluiu.

Botafogo faz três no Defensa y Justicia e avança na Sul-Americana