Zagueiro perde espaço e pode deixar o Flamengo

Léo Duarte terminou o ano de 2018 na crista da onda. Titular absoluto da zaga do Flamengo, o defensor chegou a ser cogitado na seleção do Campeonato Brasileiro do ano passado. Entretanto, o zagueiro não vem tendo tantas oportunidades no time titular. Com a chegada de Rodrigo Caio, o Camisa 43 perdeu espaço no time titular. Além disso, o técnico Abel Braga vem preferindo o experiente Rhodolfo fazendo dupla com o zagueiro recém-chegado.

Ao lado de Matheus Thuler, que voltou do Sul-Americano Sub-20, Léo Duarte é visto como uma das grandes promessas rubro-negras na zaga. Neste mesmo momento, na temporada passada, o zagueiro tinha feito o dobro de partidas que fez em 2019. Mesmo que não estivesse consolidado, o Camisa 43 já tinha feito quatro partidas. Já nesse ano, foram apenas dois jogos, contra Resende e Boavista.

Mesmo com bons números, zagueiro perde espaço

Rhodolfo e Rodrigo Caio em treino do Flamengo

Rodrigo Caio e Rhodolfo vêm formando dupla de zaga na maior parte dos jogos (Foto: Alexandre Vidal | Flamengo)

O fato de Léo Duarte não ter sido escalado nos dois grandes jogos do Flamengo, neste início de temporada, contra Botafogo e Fluminense, causou incômodo na torcida. Mesmo que Rhodolfo e Rodrigo Caio estejam fazendo boas partidas, a não utilização do Camisa 43 deixa desconfortável os rubro-negros, que querem o prata da casa em campo.

E os números de Léo Duarte, na última temporada, corroboram para os pedidos da torcida pelo zagueiro. Afinal, de acordo com o site Footstats, o defensor teve o melhor índice de desarmes certos entre os titulares rubro-negros, no Brasileirão de 2018. O Camisa 43 acertou 93,3% dos 45 botes tentados no último Nacional. Além disso, acertou 100% das interceptações no torneio. O zagueiro ainda foi vice-líder em rebatidas, com 146, em 33 jogos.

Flamengo procura por nome de peso

Ainda assim, Léo Duarte não parece ter caído nas graças de Abel Braga. Além de ver o recém-chegado Rodrigo Caio e o seu antigo reserva Rhodolfo assumirem a zaga, o zagueiro ainda precisa lidar com as especulações. O técnico vem procurando por um defensor de grife desde que chegou ao clube. Primeiro, o Flamengo tentou Dedé, mas o Cruzeiro bateu o pé e manteve o defensor. Logo depois, chegou a observar Maicon, mas o namoro não avançou.

 

Miranda em ação pela Inter de Milão

Sem espaço na Inter de Milão, zagueiro Miranda pode assinar com o Flamengo em junho (Foto: Reprodução | Internazionale)

O Flamengo ainda arriscou com Miranda, que também não foi liberado da Inter de Milão-ITA. Mas, diferentemente de Dedé e Maicon, Miranda ainda tem chances de aparecer no Ninho do Urubu, no meio da temporada. A Internazionale aguarda por propostas do futebol europeu. Caso nenhum venha, é possível que o Flamengo volta a conversar com a Beneamata.

Com esses fatores, é possível que Léo Duarte possa ser negociado na janela do segundo semestre. O zagueiro já foi sondado por Lyon e Olympique de Marseille, anteriormente, e tudo leva a crer que os franceses voltem com tudo neste ano.

Rhodolfo analisa temporada no Fla e afirma: “Muitos queriam estar aqui”