Melhor de três: Vasco e Fluminense só se enfrentaram em duas finais da Taça Guanabara

A história do clássico entre Vasco e Fluminense é gigantesca, assim como a importância dos clubes para o futebol. No entanto, o Clássico dos Gigantes poucas vezes foi visto em uma final de Taça Guanabara. As equipes só se encontraram duas vezes em todos os 96 anos de clássico. A primeira em 1994 e a segunda em 2012.

E não foi por falta de partidas: as equipes já se encontraram 218 vezes ao longo da história no Campeonato Carioca. Dessas partidas, 17 foram em decisões. O Vasco leva a vantagem tanto no retrospecto geral, quanto no retrospecto de decisões. No entanto, a memória mais recente de um título da Taça Guanabara é mais positiva para os tricolores. O Fluminense venceu o Vasco na decisão de 2012 e levou a melhor. Com gols de Fred e Deco, o Flu venceu por 3 a 1.

Apesar dos clubes terem se encontrado em outras decisões, os duelos feitos na Taça Guanabara são artigos de luxo e extremamente raros. Antes da vitória do Flu de 2012, a anterior tinha sido em outra década. Em 1994, o Vasco foi campeão da Taça Guanabara após golear o Fluminense por 4 a 1.

Novos personagens

Vasco levou a melhor na última partida do Carioca. (Foto: Lucas Merçon | Fluminense)

As equipes chegam na final em situações totalmente diferente das anteriores. O Fluminense, campeão brasileiro daquele ano, contava com as estrelas de Thiago Neves, Deco, Wellington Nem e Fred. Já o Vasco campeão de 1993 contava com Carlos Germano, Denner e Jair.

Nesse novo capítulo da história do clássico, as equipes chegam em alta na competição. O Fluminense vem realizando um excelente trabalho com o técnico Fernando Diniz. Eliminou o Flamengo com gol nos acréscimos e agora é o melhor ataque da competição. Já o Vasco já enfrentou o Flu nesse ano e levou a melhor. Além de ser a única equipe que segue com 100% de aproveitamento.

O palco da decisão deste domingo será o Maracanã. Lá, as equipes vão decidir a mais vitoriosa do duelo na Taça Guanabara. Em caso de vitória, o Fluminense vai empatar com o Vasco no número de vitória nos confrontos gerais do Campeonato Carioca. Ao todo foram 78 vitórias para o Vasco e 77 vitórias para o Fluminense.

Indecisão no Maracanã pode atrapalhar final da Taça GB