Holandês fatura o Golden Boy. Vinícius Jr. fica em quinto

Nesta segunda-feira, o jornal italiano Tuttosport, que organiza a premiação do Golden Boy, que é dado para o melhor jogador sub-21 em ação no futebol europeu, divulgou o vencedor de 2018. O zagueiro holandês Matthijs De Ligt, de 19 anos, ficou com a primeira posição. O atacante Vinícius Júnior, do Real Madrid, ficou em quinto lugar.

Mais jovem capitão do Ajax, aos 19 anos ( Foto: Reprodução | Twitter )

O jovem jogador do Ajax vem tendo uma temporada brilhante e já tem como principal clube interessado, o Barcelona. Porém, a equipe holandesa não deve facilitar sua saída, por isso, os catalães podem fechar com o brasileiro Pablo, do Bordeaux.

“Estou muito orgulhoso desse prêmio. Se você olhar para quem já venceu no passado… Não posso acreditar nisto”, disse De Ligt ao site oficial do Ajax.

Criado em 2003, o Golden Boy premia pela primeira vez um zagueiro. Matthijs De Ligt já é o capitão do Ajax, que conta com experientes jogadores no elenco, como Blind e Huntelaar.

Esta é a segunda vez que o Ajax tem um jogador premiado. Logo na estreia, o meia Rafael van der Vaart foi o primeiro a conquistar o troféu.

Mbappé esquecido

O campeão do Golden Boy de 2017 ficou completamente de fora nesta temporada. Apesar de ter conquistado a Copa do Mundo e vir atuando bem pelo PSG, Kylian Mbappé ficou apenas na 13a posição, com apenas 14 pontos.

Já o brasileiro Éder Militão, outro brasileiro que concorreu, ficou na 15a. Em segundo lugar, atrás do holandês (224 pontos), veio o lateral Alexander-Arnold, do Liverpool, que teve 149 pontos. Em terceiro, mais um jogador da Holanda. Kluivert, da Roma, e filho do ex-atacante do Barcelona, teve 101 pontos. Em quarto, na frente de Vinícius (90 pontos), veio o italiano Cutrone, do Milan, com 97.

O Golden Boy já coroou dois jogadores brasileiros. O primeiro deles, em 2008, o meia Anderson (ex-Manchester United), e em 2009, o atacante Alexandre Pato (ex-Milan).

Vinícius Jr. é finalista do prêmio Golden Boy