Libertadores e Sul-Americana 2019: definida data do sorteio

No próximo dia 17 de dezembro, em Luque, no Paraguai, sede da Conmebol, serão sorteados grupos e jogos da Taça Libertadores e as chaves da Copa Sul-Americana de 2019. O sorteio será às 21h30 (horário de Brasília).

Primeiramente, as 47 equipes que jogarão a Libertadores serão divididas em oito grupos. Porém, antes da fase de grupos, duas etapas iniciais, as chamadas pré-Libertadores, colocarão os oito grupos com quatro equipes em cada um, completos.

Sorteio das competições em 2018 ( Foto: Getty Images )

Depois, quando acabar a definição da Libertadores, serão conhecidos os 22 confrontos da primeira fase de mata-mata da Sul-Americana.

Finais em jogo único

Pela primeira vez na história, a Conmebol decidiu alterar o modo como ambos os torneios são decididos. As partidas finais serão realizadas em partida única, em estádio previamente divulgado, podendo calhar de uma equipe da casa disputar a final, assim como acontece na Liga dos Campeões e Liga Europa.

Em 2019, a final da Libertadores será em Santiago, no Chile, no Estádio Nacional. Já a final da Copa Sul-Americana será disputada no Estádio Nacional de Lima, no Peru.

Atlético-PR pode ser campeão nesta quarta

Se por um lado os sorteios ainda não chegaram, o último campeão sul-americano de 2018 será decidido nesta quarta. Depois de o River Plate conquistar a Libertadores, agora pode ser a vez do Atlético-PR levantar o trofeu de campeão da Sul-Americana.

O Furacão recebe o Junior Barranquilla, nesta quarta-feira, às 21h45 (horário de Brasília), na Arena da Baixada, em Curitiba. No jogo de ida, na Colômbia, empate em 1 a 1. Quem vencer, fica com o título inédito e garante classificação para Libertadores 2019, Recopa, contra o River Plate, a Copa Suruga, disputada no Japão, contra o campeão da Copa da Liga Japonesa.

Dono da América! River vira na prorrogação e conquista a Libertadores