Estádio de primeira divisão é candidato a centro de treinamento na Copa América 2019

A Conmebol deve anunciar na primeira semana de janeiro as cidades que serão utilizadas como centro de treinamento das seleções durante a Copa América 2019. O Estádio Rei Pelé, em Maceió, foi indicado pela Federação Alagoana de Futebol, para receber os treinos de uma das 12 seleções participantes do torneio.

A princípio, o documento encaminhado pela FAF mostra que o Estádio Rei Pelé atende os requisitos básicos. A Conmebol exige que a praça de esportes seja próxima a um aeroporto internacional, que tenha capacidade para receber grandes aeronaves, distância curta para possíveis hotéis, hospital nas redondezas do estádio, esquema de segurança, entre outros itens.

Cláudia Petuba durante evento em Maceió

Cláudia Petuba está confiante de que Maceió irá receber uma seleção durante a Copa América (Foto: Divulgação | Prefeitura Maceió)

De acordo com a Secretária de Esporte, Lazer e Juventude, Cláudia Petuba, o Estádio Rei Pelé está pronto para receber uma seleção no ano que vem.

“O Rei Pelé é um estádio que se reinventa. Apesar de antigo, é um equipamento esportivo que atrai atenções, por isso trabalhamos para melhorá-lo a cada dia. A casa, que já recebeu uma seleção de Copa do Mundo, agora pode receber novas estrelas do futebol.”

A decisão

O Comitê Organizador da Copa América tem até o final do ano para elaborar uma relação de 50 cidades. Logo depois, técnicos da Organização irão visitar os locais para estudar a estrutura oferecida para as seleções. Nesse ínterim, mas até que a lista definitiva seja divulgada, serão feitos novos cortes para se chegar à lista de potenciais locais de treinamento.

Além disso, a presença de um local na lista preliminar não quer dizer que estará aprovada pelo Comitê Organizador. Dessa forma, não há uma garantia de que o estádio será utilizado na Copa América.

O Comitê Organizador da Copa América não tem nenhuma ingerência sobre a escolha das Confederações. Por outro lado, a Conmebol é responsável pelo envio de uma circular para as entidades. Assim, o documento oficial informa os detalhes para o processo de seleção e inspeções de possíveis locais no Brasil.

O torneio

Jogadores do Chile comemoram título da Copa América Centenário

O Chile é o atual Bi-Campeão da Copa América (Foto: Divulgação | Conmebol)

Dez seleções irão disputar a Copa América 2019: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Além das tradicionais seleções da América do Sul, o torneio terá dois países convidados, Japão e Qatar, país sede da Copa do Mundo 2022.

De antemão, a Conmebol já divulgou as sedes que irão receber os jogos do torneio: Morumbi, apenas para a partida de abertura, Arena Corinthians; ambas em São Paulo, Mineirão, em Belo Horizonte; Arena Beira-Rio, em Porto Alegre; Arena Fonte Nova, em Salvador e o Maracanã, no Rio de Janeiro, que será palco da grande final.

Copa América 2019: Sorteio será em janeiro no Rio