Classificação adiada! Brasil perde feio no basquete

, Outros Esportes

A seleção masculina de basquete tinha tudo para terminar a noite de segunda-feira classificada para o Mundial da China de 2019. Bastava vencer o Canadá, em São Paulo, que a vaga estaria garantida. Porém, acabou surpreendida e perdeu de forma avassaladora por 94 a 67 e agora terá que esperar até fevereiro para jogar mais duas partidas.

A classificação virá se a equipe vencer pelo menos uma das duas partidas que virão no segundo mês do ano. Primeiro contra as Ilhas Virgens, no dia 21, em local ainda a ser definindo, e depois contra a República Dominicana, no dia 24, fora de casa, a quem o Brasil já venceu na última sexta-feira.

Na equipe canadense, diferentemente do que ocorreu na partida entre as duas equipes no último mês de setembro, nenhuma das estrelas que atuam na NBA estiveram na convocação. Por isso, a derrota do Brasil foi ainda mais espantosa. Quando perdeu para os canadenses em Quebec, por “apenas”85 a 77, o time adversário contava com atletas que atuam na principal liga de basquete do mundo, como Tristan Thompson, do Cleveland Cavaliers, Cory Joseph, do Indiana Pacers, e Kelly Olynyk, do Miami Heat.

Varejão disputa a bola com pivô canadense ( Foto: Divulgação | FIBA )

O Canadá, com a vitória, conseguiu a classificação para o Mundial da China. Nesta partida, contou com a grande ajuda de Kyle Wiltjer, que marcou 25 pontos. Além dele, Phill e Thomas Scrubb somaram 29 pontos. Na equipe brasileira, mais uma vez, Vitor Benite foi um dos destaques. Ele marcou 16 pontos, mas não foi o cestinha, já que Marquinhos fez 17.

Mundial da China

A Copa do Mundo de Basquete acontecerá entre os dias 31 de agosto e 15 de setembro de 2019, em oito cidades diferentes da China.

A quantidade de equipes que disputarão a fase de grupos será expandida de 24 para 32. Destes países, os oito melhores (incluindo o Japão por ser o país sede em 2020) se classificarão para os Jogos Olímpicos do ano seguinte.