Euro 2020: definidos os grupos das eliminatórias

Os grupos das eliminatórias para a Eurocopa de 2020, que será disputada em diferentes países do continente pela primeira vez, foram sorteados. Atual campeão, Portugal está no Grupo B. Já a França, que venceu o Mundial, é a principal força do Grupo H.

Esta edição será muito especial, pois vai marcar os 60 anos do principal torneio entre seleções do continente europeu. Pela segunda vez, serão 24 times, divididos em seis grupos com quatro países em cada. Destas equipes, 20 se classificam diretamente através das eliminatórias, pois serão dez grupos, sendo metade com cinco países e outra metade com seis. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam diretamente.

As quatro últimas vagas saem através de um playoff com todos os campeões de cada grupo das quatro divisões da Liga das Nações. Caso o país que tenha ficado em primeiro lugar em seu grupo nesta Liga já tenha conseguido a vaga para a Euro através das eliminatórias, a equipe seguinte que tenha a melhor colocação no grupo se classifica.

Assim como aconteceu na Liga das Nações, a Alemanha encara a Holanda pela frente. Justamente a equipe que rebaixou os tetracampeões mundiais para a segunda divisão do novo torneio da Europa.

Outras potências, como Espanha, Itália, Inglaterra e Croácia, vice-campeão mundial, não devem ter problemas para se classificar.

Jogos da Euro em diferentes países

A Eurocopa de 202 será disputada em diferentes países pela primeira vez. Os 12 países que receberão partidas da primiera fase são Itália, Inglaterra, Espanha, Alemanha, Dinamarca, Holanda, Romênia, Escócia, Irlanda, Azerbaijão, Rússia e Hungria.

A partida que abre a competição será no dia 12 de junho, em Roma, enquanto a que vai coroar o campeão será um mês depois, dia 12 de julho, em Londres.

Confira todos os grupos das eliminatórias da Eurocopa 2020:

Grupo A
Inglaterra
República Tcheca
Bulgária
Montenegro
Kosovo

Grupo B
Portugal
Ucrânia
Sérvia
Lituânia
Luxemburgo

Grupo C
Holanda
Alemanha
Irlanda do Norte
Estônia
Bielorrússia

Grupo D
Suíça
Dinamarca
Irlanda
Geórgia
Gibraltar

Grupo E
Croácia
País de Gales
Eslováquia
Hungria
Azerbaijão

Grupo F
Espanha
Suécia
Noruega
Romênia
Ilhas Faroe
Malta

Grupo G
Polônia
Áustria
Israel
Eslovênia
Macedônia
Letônia

Grupo H
França
Islândia
Turquia
Albânia
Moldóvia
Andorra

Grupo I
Bélgica
Rússia
Escócia
Chipre
Cazaquistão
San Marino

Grupo J
Itália
Bósnia-Herzegovina
Finlândia
Grécia
Armênia
Liechtenstein

Grupos das eliminatórias para a Euro 2020 ( Foto: Reprodução | UEFA )