Conmebol substitui um dos estádios da Copa América 2019

, Copa América

Sai Palmeiras, entra Corinthians. Na verdade, sai o Allianz Parque e entra a Arena Corinthians. A Conmebol anunciou nesta sexta-feira a substituição do estádio do Palmeiras pelo do Corinthians na disputa da Copa América 2019, que acontece entre os dias 14 de junho e 7 de julho, no Brasil.

Allianz Arena deixa de fazer parte dos estádios da Copa América ( Foto: Reuters )

A decisão, segundo a Conmebol, seria por causa de “compromissos comerciais assumidos pela gestão da Arena Palmeiras com sócios e patrocinadores que não puderam ser conciliados com a organização da competição”. Outro fator divulgado pela entidade, foi de que a Arena Corinthians “está alinhado com o objetivo de ter locais modernos e com grande capacidade de público”.

Ao todo, serão cinco cidades, com seis estádios, já que São Paulo terá partidas em dois estádios diferentes. Rio de Janeiro (Maracanã), Porto Alegre (Arena do Grêmio), Salvador (Arena Fonte Nova), Belo Horizonte (Mineirão) e São Paulo (Morumbi e Arena Corinthians).

Na casa do Timão serão disputadas três partidas e o clube não terá que arcar com nenhuma despesa relacionada a elas, já que, incialmente, não teria interesse em liberar seu estádio.

Sorteio será em janeiro

A Conmebol vai sortear os grupos da Copa América 2019, no dia 24 de janeiro, às 20h30, no Complexo Cultural Cidade das Artes, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A Copa América terá 12 seleções participantes: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, todos integrantes da Conmebol, além dos convidados Japão e Qatar, sede da Copa do Mundo de 2022.

A abertura será disputada no Morumbi, enquanto a final acontece no Maracanã, assim como foi na Copa do Mundo de 2014, quando a Alemanha venceu a Argentina.

Números da Copa América

Disputada desde 1916, a Copa América do ano que vem será a 46ª edição da competição. O Uruguai é o maior campeão, com 15 títulos. Seguido por Argentina, com 14, Brasil, com 8, Paraguai, Peru e Chile, todos com 2, e Colômbia e Bolívia, que conquistaram a competição uma única vez.

O Brasil foi sede do torneio em 1919, 1922, 1949 e 1989. A Seleção Brasileira conquistou seus oito títulos nos seguintes anos: 1919, 1922, 1949, 1989, 1997, 1999, 2004 e 2007. Foi vice-campeã 11 vezes, ficou com o terceiro lugar em sete edições da competição e terminou na quarta colocação em três oportunidades.

Conmebol planeja VAR em todos os jogos da Copa América