Outro Lionel: conheça Scaloni, o técnico interino da Argentina

Quando se fala em Lionel, na Argentina, logo se pensa em Messi. Afinal, desde a Copa de 2006 que este nome é falado por lá. Porém, após a Copa de 2018, o atacante do Barcelona pediu dispensa da seleção e, até hoje, ninguém sabe dizer se ele vai voltar.

Se por um lado, Messi saiu, por outro, chegou um novo Lionel. Mas este, ex-jogador, que não foi tão famoso quanto o xará, e além disso, fica no banco de reservas: Lionel Scaloni, o técnico interino.

Quando Jorge Sampaoli deixou o comando da Argentina, após o Mundial da Rússia, os hermanos ficaram sem ter ninguém sentado no banco de reservas e com o dever de reconstruir a seleção.

Alguns nomes chegaram a ser ventilados, como Diego Simeone. Quem assumiu? Ninguém.

No início de agosto, Scaloni e seu auxiliar, o ex-meia Pablo Aimar, foram anunciados pela Associação de Futebol Argentino, a AFA. Porém, desde o começo, deixaram bem claro que eram apenas interinos. 

A Argentina não vence um título importante desde 1993 e, uma boa campanha, pode fazer com que ambos permaneçam no comando.

Scaloni conhece muito jogadores do grupo, além da convivência dentro da seleção. Foi jogador da Argentina, disputou Copa do Mundo e, com Sampaoli, foi auxiliar na Rússia.

Scaloni foi auxiliar de Sampaoli na Copa 2018 (Foto: Getty Images)

A primeira convocação foi para os amistosos de setembro, quando a Argentina venceu a Guatemala e empatou com a Colômbia.

Agora, após vencer o Iraque, Scaloni tem o grande desafio deste início de trabalho (que pode ser longo), contra o Brasil.

Carreira de jogador

Como jogador, Lionel Scaloni surgiu para o futebol no Newell’s Old Boys, da Argentina, onde jogou de 1995 a 1997. Depois, veio um clube no qual Scaloni fez praticamente toda sua carreira: Deportivo La Coruña-ESP.

Scaloni em ação pelo La Coruña (Foto: Reuters)

Como lateral-direito, ele participou de 254 partidas, tendo marcado 16 gols. Entre seus ex-companheiros, destaques para os brasileiros Djalminha e Mauro Silva, com quem venceu o Campeonato Espanhol na temporada 99/00.

Além do Espanhol, venceu também dois títulos da Supercopa da Espanha (01/02 e 02/03) e uma Copa do Rei (01/02).

Depois da Espanha, Scaloni também passou pela Itália, onde também teve destaque na Lazio. Atuou por lá em 2007 e depois voltou para jogar de 2009 a 2013.

Ao lado de Hernanes, Scaloni comemora vitória da Lazio (Foto: AFP)

Outros clubes também passaram pela carreira de Scaloni, como o West Ham-ING, Racing Santander-ESP e Mallorca-ESP, todos com curtas passagens.

Rapidamente, Scaloni passou pelo West Ham-ING (Foto: Getty Images)

Em 2015, o argentino encerrou sua carreira no Atalante-MEX.

 

Neymar lamenta ausência de Messi em amistoso com o Brasil

Deixe uma resposta